28 janeiro, 2022


Já repararam que quando estamos grávidas, do nada, aparecem alguns pêlos em locais onde nunca apareceram antes? Na barriga, nos braços, no pescoço, nos seios e no rosto. Lembro de ficar apavorada com uns pelinhos no queixo na primeira gestação...é o que faltava, né? 🙄
Muitas pacientes (e agora seguidoras também 🥰) me perguntam se esse tipo de efeito da gravidez pode ser tratado clinicamente ainda durante a gestação, especialmente com tratamentos a laser para depilação. 
Aqui discutiremos se é seguro participar desses procedimentos durante a gestação! Vamos aos dados: 
Em 2017, um estudo publicado nos Estados Unidos concluiu que, embora os lasers tenham sido usados ​​com segurança para tratar condições médicas como pedras nos rins e verrugas genitais em mulheres grávidas, não haviam dados de segurança disponíveis para apoiar o uso de lasers para procedimentos cosméticos, como depilação a laser.
Porém, outro estudo americano super recente, de junho de 2019, analisou mais de 20 publicações na literatura médica que relatavam o uso de vários comprimentos de onda do laser em 380 gestantes durante todos os trimestres. As evidências indicam que o tratamento com laser cutâneo durante a gravidez É SEGURO tanto para a mãe quanto para o feto. 🙏🏻
Além disso, concluíram que a física e a ótica do laser, teoricamente, não gera risco de exposição fetal aos tipos de laser comumente utilizados na prática clínica. 🎉
Mas e aí Dra., você recomenda ou não a depilação a laser na gravidez? 
A resposta é NÃO! 😳
“Mas, não acabou de dizer que é seguro?” 🤔 Sim. Entretanto, aqui não se trata de segurança, a questão é que não existe benefício em realizar a depilação a laser durante a gestação!

Nosso corpo durante a gravidez passa por enormes alterações como novas sensibilidades na pele, manchas, estrias, erupções cutâneas...e esses sintomas geralmente andam de mãos dadas com o crescimento excessivo de pêlos ao redor da barriga, rosto e outros locais indesejados. 🙄
Vamos agora entender porque NÃO existem benefícios em realizar sessões de Depilação a Laser durante a gestação, mesmo já sabendo que seria um procedimento considerado seguro pela literatura médica atual!
Os hormônios da gravidez não apenas afetam onde o cabelo aparece repentinamente, mas também alteram o ciclo de crescimento dos fios. Sobre isso já falamos em outro Post, lembra? Procura lá no Feed sobre a queda de cabelo pós parto! 😉
Recapitulando: a gravidez interrompe o ciclo normal de crescimento capilar!
A energia luminosa utilizada na depilacao tem sua ação mais eficaz durante a fase de crescimento ativo do ciclo. Porém, como os hormônios da gravidez alteram a duração de algumas fases, você pode acabar fazendo o procedimento na “fase errada” e precisar realizar um número maior de sessões para ter um bom resultado.
Outro motivo de não aconselhar a depilação com tecnologias luminosas, é devido a uma condição chamada hiperpigmentação (Uma das mudanças mais comuns que podem ocorrer durante a gravidez é o escurecimento da pele!)
A depilação a laser é mais eficaz quando há um contraste entre a cor da sua pele e a cor do seu pêlo. Se a hiperpigmentação tornou a pele mais próxima da cor do seu fio, o tratamento pode ser menos eficaz.
Para a pele hiperpigmentada é recomendada a diminuição da energia do laser e, consequentemente, menor resultado a cada sessão. 
Da mesma forma, como a pele das gestantes é muito sensível (ela toda, né? 🥰), há uma tendência a sofrer queimaduras que mais tarde se tornam manchas e cicatrizes. Ninguém quer chegar ao final da gravidez cheia de manchas escuras na pele, concordam? 
Ficou claro que NÃO vale mesmo a pena investir tempo e dinheiro nas sessões de depilação a laser DURANTE a gestação? 😉
“Mas e no pós parto? 

Falamos sobre a Depilação a Laser durante a Gestação e deixei claro que, dependendo da energia luminosa utilizada, a Depilação a Laser é um procedimento considerado SEGURO durante a gestação. 

Porém, ainda assim, NÃO recomendo sua realização neste período, devido à flutuação hormonal da #gravidez que pode minimizar a eficácia do seu tratamento e comprometer seus resultados, além de aumentar a possibilidade de manchas e cicatrizes indesejadas na pele! 😬
Então, já concordamos que esperaremos o término da gestação, certo? 😉 Mas quando voltar às sessões de Depilação a Laser no pós parto?



✔️Indico o início do tratamento 60 dias após o nascimento do bebê, pois como ainda existem muitas mudanças hormonais no organismo da mulher, mantenho as mesmas orientações que seguíamos durante a gestação!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀ ✅Mulheres amamentando podem sim realizar o tratamento de Depilação a Laser sem restrições! 🙏🏻


O laser não fará mal algum para você nem para seu neném! ❤️

Todos os tipos de pele podem ser submetidos à depilação a laser!
As pessoas com pele clara podem ser tratadas com segurança com qualquer aparelho, no entanto, as pacientes com pele mais escura devem ser tratadas com aparelhos de comprimento de onda mais longo.
Laser e luz pulsada não são a mesma coisa: 
O laser é um aparelho que emite o feixe de luz em apenas um comprimento de onda (neste caso, comprimento de onda que seja absorvido pela melanina) e a luz pulsada é uma fonte intensa de luz onde são emitidos feixes de múltiplos comprimentos de onda e dentro deles existe um comprimento de onda que é absorvido pela melanina.
Ah, outra dica valiosa: Durante o tratamento com o Laser, só devemos usar lâmina nas áreas tratadas entre as sessões, ou seja, somente método que corte o pelo e não o arranque pela raiz. 
A raiz do pelo deve ser preservada, pois ela é o alvo do tratamento a laser (onde fica a melanina).
Minhas pacientes (e agora as minhas seguidoras 🥰) não estão liberadas para o uso de cremes depilatórios durante a amamentação! 😉


 

28 janeiro, 2022




Vamos falar sobre um tema especial que atinge cerca de 70% das gestantes:
✅Estrias
As estrias na gravidez preocupam e incomodam a maioria das mulheres. Algumas são mais felizardas por não terem, outras (a maioria) nem tanto... 😣
Vamos entender:
🤓 As estrias de distenção (termo médico) são cicatrizes formadas pelo estiramento da pele e se desenvolvem depois de haver alterações nas fibras de colágeno, elastina e fibras de fibrilinas presentes na derme.
Na gravidez elas tendem a se desenvolver a partir da 25a semana gestacional e em áreas específicas do corpo da mulher: BARRIGA, SEIOS, QUADRIL, GLÚTEOS. 
No início, as estrias podem coçar ou arder, mas quando já desenvolvidas não costumam apresentar esses sintomas. 
Suas colorações podem variar entre avermelhadas, rosas, roxas ou esbranquiçadas. 
Mas por que elas aparecem em algumas mulheres e em outras não??
Alguns fatores são muito relevantes:
✔️Hereditariedade: Aquela herança que ninguém gosta de receber...🙋🏼‍♀️
✔️Idade da mulher: As mais novas, por apresentarem maior rigidez na pele, podem desenvolver mais estrias do que as mais velhas, que já têm maior flacidez na pele! Grávidas com idade acima dos 30 ou 35 anos, têm menores chances de apresentar estrias.
✔️Etnia da mulher: A etnia branca dispõe de maior probabilidade para ganhar essas marcas na gravidez.
✔️Estrias antes da gravidez: As mulheres que já tinham as marcas antes da gestação têm maior inclinação a obtê-las também nessa fase.
Devido às circunstâncias relatadas acima, algumas gestantes, mesmo quando tomam todos os cuidados, ainda desenvolvem as estrias. 
O que fazer nesse caso?
Há duas formas de você encarar a situação. 
1️⃣Aceitar que essas marcas fazem parte de você agora e representam um dos momentos mais transformadores da sua vida: gerar seu filho com todo AMOR e força que uma mulher é capaz de viver. ❤️
2️⃣Não se gostar com estas novas marcas em seu corpo...fique tranquila, pois existem muitos tratamentos disponíveis com bons resultados para devolver sua auto estima! Vamos juntas! 💪🏻🥰


Já sabemos como as estrias se formam, então vamos falar um poucos sobre:
✅Prevenção de Estrias na Gestação 
Iniciamos a prevenção com medidas básicas, porém essenciais para manter a pele longe das temidas estrias:
✔️Ingerir muita água
✔️Controlar o ganho de peso
✔️Alimentar-se bem. Aqui vale mencionar que os alimentos ricos em vitaminas C e E são bons aliados.
✔️Hidratar a pele: Já que as estrias aparecem pelo rompimento das fibras de suporte da pele (elastina, colágeno, fibrilinas, fibronectina) deixar a pele mais hidratada pode prevenir seu aparecimento.
A hidratação da pele é descrita como a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de estrias na gravidez. 
Algumas dicas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ➡️Fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana ajuda o creme a penetrar melhor na pele. Use Agentes esfoliantes vegetais, argila branca ou cristais de quartzo! Um mais maravilhoso do que o outro! 😍
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ➡️Massagear as áreas que costumam ser mais afetadas, como barriga, seios, quadril e glúteos ajuda a ativar a circulação sanguínea e a aumentar a elasticidade da pele. As massagens podem ser feitas diariamente, com produtos especiais e seguros para as gestantes.
Procure um bom hidratante, mas tome cuidado com os tipos de produtos que não são recomendados nessa fase.
E quais os meus ativos preferidos que manipulo nas formulações tópicas das minhas pacientes? Anote alguns aí:
✅Vitamina E e Vitamina C
✅Alantoina, Manteiga de Karite, Óleo de Argan
✅ Óleos vegetais ricos em ômega 3, 6 e 9 como rosa mosqueta, maracujá, andiroba, açaí, amêndoas doces, entre muitos outros!❤️❤️❤️
✅ Silício orgânico: protege e estimula as fibras de colágeno e elastina da pele! Indispensável!! ☺️
❌Ah, e nada de aplicar cremes na região da areola e mamilos, ok? Procure o post sobre cuidados com os seios e entenda o porque! 😉


O tratamento das estrias é sempre um grande desafio...principalmente se for durante a gravidez! Mesmo que não represente qualquer risco à saúde física da mãe e de seu bebê, as estrias produzem um impacto emocional importante e leva a gestante a buscar por tratamentos que, geralmente, são inadequados ou ineficazes, aumentando ainda mais sua angústia e insatisfação!💔
Então, cabe a nós médicos fazer o possível para melhorar o aspecto da pele e a auto estima desta futura mamãe! ❤️❤️❤️
✅Tratamento das Estrias durante a Gestação
O ideal é que o tratamento seja realizado logo que surjam os primeiros sinais das estrias, na fase em que são recentes e rosadas. Esta primeira fase anuncia o início do processo inflamatório e a pele ainda não sofreu o processo de cicatrização e fibrose. Portanto, caso o tratamento seja realizado corretamente durante essa fase, a possibilidade da cicatriz ficar mais fina e discreta é muito alta.🙏🏻
O tratamento deve sempre ser realizado com acompanhamento médico:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Cremes hidratantes com maior concentração de ativos que ofereçam aumento da produção de colágeno e aumento da regeneração celular local. 
Aqui mantenho o uso de ativos vegetais específicos como (centella asiática, algas marinhas, andiroba, açaí, entre outros) associado ao silício orgânico e a probióticos tópicos (falarei sobre eles depois)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Uso de formulações tópicas contendo concentrações adequadas de ácido glicólico e vitamina C (Lembrando que o ácido retinóico deve ser evitado durante a Gestação). Dica: Prescrevo sempre o uso de uma caneta aplicadora que deposita o produto exatamente no trajeto das estrias em formação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️ Microdermoabrasão: Estimula produção de colágeno e facilita a penetração dos ativos tópicos receitados. Gosto muito do peeling de cristal ou peeling de diamante no trajeto das estrias! 
Os tratamentos são feitos em combinações, nunca isoladamente, para que os efeitos sejam somados.
No período pós parto podemos utilizar ainda mais procedimentos como tecnologias luminosas (Laser) e outros ácidos mais potentes! 

Apesar de ser um problema de difícil solução, combater as estrias não é uma batalha perdida. 
Oriento que os procedimentos sejam realizados o mais rápido possível para aproveitar enquanto as estrias estão vermelhas, com melhor resposta terapêutica. O ideal é iniciar o tratamento a partir de 12 dias após o parto.
✅Tratamento das Estrias no Pós Parto
Vou enumerar os meus tratamentos preferidos e com melhores resultados! A associação ideal para cada caso deve ser definida pelo seu médico, de acordo com o seu tipo de pele e a extensão das suas lesões! 😉
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Peelings químicos no consultório com ácido glicólico ou ácido retinóico (caso não esteja amamentando). Aplico o ácido no local das estrias no consultório e oriento manter coberto por um período de 2 a 6 horas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Lasers fracionados não ablativos e ablativos, como o Erbium e o CO2
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Luz Intensa Pulsada (LIP)
➡️O ideal é que a antes da aplicação das diferentes tecnologias luminosas, a pele já tenha recebido uma terapia tópica que estimule a produção de colágeno local. Um pré tratamento com Óleos vegetais específicos, silício orgânico, probióticos tópicos...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), conhecido como microagulhamento. A técnica utiliza microagulhas para estimular a renovação da pele e promover uma recuperação natural
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Intradermoterapia: Com aplicações de vários ativos, como vitamina C, silício orgânico, ácido hialurônico no interior das estrias para estimular a produção de novas fibras.
Seja qual for o tratamento escolhido, é fundamental aplicar, diariamente, cremes com ativos que ajudam a acelerar a recuperação da pele em casa, contendo ativos como a vitamina C, vitamina E, silício orgânico, D-pantenol, o ácido hialurônico, o retinol, extratos e óleos vegetais, entre outros.
Dica valiosa: Evitem a exposição ao sol durante a realização dos procedimentos. 
Vamos juntas nessa batalha?❤️Com os procedimentos clínicos e os cuidados diários podemos amenizar as marcas das estrias da gestação! Não deixem de se cuidar! Ainda dá tempo! 🥰

 

Pernas Cansadas na Gestação

28 janeiro, 2022


Lembro bem da sensação desconfortável no meio do dia quando as pernas e pés estavam tão cansados e inchados a ponto de precisar sentar, tirar o calçado e fazer uma rápida massagem para seguir firme até o final do dia de trabalho!!! 😥
✅Pernas Cansadas 


A partir do terceiro trimestre então, o negócio vai ficando tenso...Dor, cansaço, sensação de peso e formigamento nos pés e pernas, além daquele aspecto inestético de pernas inchadas que não nos agrada! Onde foi parar meu tornozelo??🤔🤗


🤓Vamos entender: 
Desde o primeiro trimestre, o aumento dos hormônios dificulta o retorno venoso (retorno do sangue ao coração), pois fragiliza as paredes das veias e diminui o tônus dos vasos sanguíneos. Além disso, temos o crescimento do útero comprimindo os grandes vasos, o aumento do peso corporal e o aumento do volume sanguíneo (de 20 a 30% a mais de sangue correndo nas nossas veias)...tudo isso torna a gravidez um período particularmente propenso à sensação de pernas pesadas. 😣


Prescrevo medidas essenciais para minhas pacientes:
✔️Drenagem Linfática: Esta massagem manual (MARAVILHOSA😍) que alterna diferentes níveis de pressão está projetada para eliminar os edemas e reiniciar o retorno linfático. Deve ser sempre realizada por um especialista! Farei um post mais detalhado no futuro! 🙏🏻
✔️Atividades físicas: Ajudam a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório reduzindo a sensação de cansaço e controlando o ganho de peso, além de liberar endorfina que melhora o humor e a disposição.
✔️Cremes tópicos manipulados com ativos específicos que estimulam a microcirculação sanguínea e diminuem o edema das pernas e pés.

Se forem aplicados com uma massagem nos pés então...um sonho! 😍 #ficaadica para os futuros papais! 


Ações que somadas melhoram o desconforto das pernas e deixam a grávida mais disposta e com uma melhor qualidade de vida! ❤️


Não menospreze seus sintomas...você não precisa se sentir mal durante a gestação! Procure ajuda especializada!! 🙋🏼‍♀️😘 

 

Pernas Cansadas na Gestação

28 janeiro, 2022


Lembro bem da sensação desconfortável no meio do dia quando as pernas e pés estavam tão cansados e inchados a ponto de precisar sentar, tirar o calçado e fazer uma rápida massagem para seguir firme até o final do dia de trabalho!!! 😥
✅Pernas Cansadas 


A partir do terceiro trimestre então, o negócio vai ficando tenso...Dor, cansaço, sensação de peso e formigamento nos pés e pernas, além daquele aspecto inestético de pernas inchadas que não nos agrada! Onde foi parar meu tornozelo??🤔🤗


🤓Vamos entender: 
Desde o primeiro trimestre, o aumento dos hormônios dificulta o retorno venoso (retorno do sangue ao coração), pois fragiliza as paredes das veias e diminui o tônus dos vasos sanguíneos. Além disso, temos o crescimento do útero comprimindo os grandes vasos, o aumento do peso corporal e o aumento do volume sanguíneo (de 20 a 30% a mais de sangue correndo nas nossas veias)...tudo isso torna a gravidez um período particularmente propenso à sensação de pernas pesadas. 😣


Prescrevo medidas essenciais para minhas pacientes:
✔️Drenagem Linfática: Esta massagem manual (MARAVILHOSA😍) que alterna diferentes níveis de pressão está projetada para eliminar os edemas e reiniciar o retorno linfático. Deve ser sempre realizada por um especialista! Farei um post mais detalhado no futuro! 🙏🏻
✔️Atividades físicas: Ajudam a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório reduzindo a sensação de cansaço e controlando o ganho de peso, além de liberar endorfina que melhora o humor e a disposição.
✔️Cremes tópicos manipulados com ativos específicos que estimulam a microcirculação sanguínea e diminuem o edema das pernas e pés.

Se forem aplicados com uma massagem nos pés então...um sonho! 😍 #ficaadica para os futuros papais! 


Ações que somadas melhoram o desconforto das pernas e deixam a grávida mais disposta e com uma melhor qualidade de vida! ❤️


Não menospreze seus sintomas...você não precisa se sentir mal durante a gestação! Procure ajuda especializada!! 🙋🏼‍♀️😘 

 

Varizes durante a gestação

28 janeiro, 2022




O aparecimento de VARIZES nos membros inferiores durante a gestação é um problema que causa dores, inchaços, sensação de pernas pesadas e desconfortos, além de gerar impacto no Bem Estar das futuras mamães.
Muitos artigos médicos estimam que a prevalência de varizes na gestação varie de 20 a 50% das grávidas e, quando são incluídos todos os tipos de varizes, como, por exemplo, as telangiectasias (aqueles pequenos vasinhos finos e superficiais) o cálculo pode elevar-se, chegando a 70%.


Os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento das varizes durante a gestação são:
1- Idade: A ocorrência de varizes em gestantes com mais de 23 anos é 3 vezes maior em relação às gestantes com 22 ou menos anos. ✔️
2- Número de Gestações: Estudos indicam que existe um risco quase 4 vezes maior de desenvolver varizes na segunda gestação. ✔️
3 - Antecedentes familiares: ter a mãe ou o pai com varizes aumentam muito nossa chance de desenvolver o problema! ✔️
➡️Nesse tema eu consegui me enquadrar nos 3 principais fatores de risco! 🤦🏼‍♀️
Enfim, mas como prevenir as varizes e melhorar o desconforto e as dores nas pernas durante a gravidez?


Vamos às dicas básicas que segui quando era gestante e que oriento minhas pacientes no consultório:
❌Evite o sobrepeso
❌Não permaneça longos períodos em pé ou sentada com as pernas cruzadas.
❌ Evite excesso de sal


✅ Beba bastante água
✅ Levante a cada 1 hora e caminhe um pouco.
✅ Eleve as pernas no final do dia e sempre que sentir cansaço ou edema nos pés e pernas
✅ Faça, ou melhor, RECEBA massagens nos pés e nas pernas! Maridos em ação! 💪🏻😉
✅ Use meias de compressão de alta qualidade durante o dia; as meias elásticas de compressão devem ser prescritas após avaliação médica!


Notícias boas também aparecem por aqui: as varizes não trazem nenhum risco para a saúde do bebê e quando aparecem na gestação tendem a melhorar após alguns meses do parto.
Para as lesões mais superficiais que insistem em ficar, uso tratamentos com tecnologias luminosas através de aparelhos de Laser que são fantásticos para devolver a Beleza e o Bem Estar, melhorando a autoestima no pós parto! A gente merece, né? 🥰 

 

Dermatite seborreia na Gestação e puerpério.

28 janeiro, 2022



A Dermatite Seborreica é uma dermatose crônica que se manifesta de forma variada, desde pequenas descamações no couro cabeludo (caspa) a lesões extensas no rosto, tórax, orelha...
Quem tem a doença sabe que vive períodos de melhora e piora relacionados a inúmeros fatores como:
✔️Distúrbios hormonais
✔️Alimentação rica em carboidratos ✔️Desequilíbrios emocionais 
➡️É muito comum sua ocorrência durante a gestação e no pós parto!
A gente sabe bem que com a chegada do bebê a mãe pode estar mais estressada ou ansiosa com a nova vida e com os novos desafios diários que precisa enfrentar! 
🤓 As mudanças hormonais geram alterações no pH do couro cabeludo, associado a isso vivemos períodos de muito estresse, ansiedade, privação de sono...Oi Puerpério! 👋🏻👋🏻👋🏻
Aquela miscelânea de sentimentos mais uma vez por aqui...Amor imensurável X Estresse diário nas alturas! 🙋🏼‍♀️🙋🏼‍♀️🙋🏼‍♀️
Assim, explico para minhas pacientes a importância de aprender a cuidar de sua saúde mental.
É fundamental que, com apoio familiar, a mulher aprenda a controlar a exposição às situações estressantes do dia a dia durante a gestação e no pós parto, para que se sinta menos ansiosa e mais segura frente aos desafios de gerar uma criança e se tornar mãe.
Portanto, por se tratar de uma doença inflamatória crônica, além de cuidar do Bem Estar emocional ❤️, o tratamento que prescrevo às minhas pacientes consiste no controle da oleosidade, da inflamação e da proliferação de micro-organismos nos locais afetados (fungos responsáveis pela exacerbação das lesões)🤩
Diversas classes de medicamentos são utilizadas, de maneira que é bastante amplo o arsenal terapêutico para controle da Dermatite Seborreica na gestação e puerpério!
Procure um médico que possa te ouvir e te auxiliar neste momento! 🙋🏼‍♀️
Vamos juntas cuidar da Beleza e do Bem Estar das novas mamães! 🥰❤️😍




 

29 junho, 2019




Está sou eu...a poucas semanas de conhecer meu menino e prestes a transformar meu mundo! 


Meu nome é Thais, sou médica formada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP, com especialização em dermatologia, medicina estética, medicina legal, medicina integrativa....ufa...muitas especializações profissionais, mas minha maior especialidade é ser MÃE!

Hoje, seis anos depois desta foto, muitas noites sem dormir, muitas preocupações e muitos mais momentos de alegrias, sou mãe de TRÊS! 

Sim......depois desta primeira gestação, passei (sobrevivi) a mais duas gestações e hoje sou mãe de três lindas crianças saudáveis e felizes!!!!

Essa maternidade intensiva me despertou uma enorme vontade de cuidar e de acolher as mamães, as futuras, as aspirantes, as novas mamães!!!!

Atendimento médico com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração desta nova mulher com a sociedade. 
 

29 junho, 2019





Atendo diariamente pacientes gestantes que chegam ao meu consultório “órfãs” de cuidados e tratamentos específicos para a sua pele.

Elas são orientadas a interromper o uso de TODOS os produtos que estão habituadas, ficando sem opções seguras para sua rotina diária de cuidados com a pele, afetando diretamente sua auto estima. 

A boa notícia é que podemos SIM aplicar protocolos de tratamentos com ativos seguros para a pele da gestante! 


Ter acesso a estes bons produtos dermatológicos é PRIMORDIAL para a beleza e bem estar das futuras mamães! ❤️

 

29 junho, 2019


Como falei em um post anterior, a mulher NÃO DEVE interromper seus cuidados com a pele durante a gestação.
Ela deve sim ADAPTAR sua rotina de beleza a este novo momento, mantendo sua pele sempre saudável e ainda mais bonita.
Sempre explico às minhas pacientes que existem algumas classificações de medicamentos conforme o risco associado ao seu uso durante a gravidez.
A classificação mais utilizada é a adotada pelo Food and Drug Administration (FDA ¬ Estados Unidos), que enquadra os medicamentos em cinco categorias:
• Categoria A: medicamentos para os quais não foram constatados riscos para o feto em ensaios clínicos cientificamente desenhados e controlados;
• Categoria B: medicamentos para os quais os estudos com animais de laboratório não demonstraram risco fetal (mas não existem estudos adequados em humanos) e medicamentos cujos estudos com animais indicaram algum risco, mas que não foram comprovados em humanos em estudos devidamente controlados;
• Categoria C: medicamentos para os quais os estudos em animais de laboratório revelaram efeitos adversos ao feto, mas não existem estudos adequados em humanos e medicamentos para os quais não existem estudos disponíveis;
• Categoria D: medicamentos para os quais a experiência de uso durante a gravidez mostrou associação com o aparecimento de má-formações, mas que a relação risco-benefício pode ser avaliada;
• Categoria X: medicamentos associados com anormalidades fetais em estudos com animais e em humanos e ou cuja relação risco-benefício contra indica seu uso na gravidez.
A lista de produtos permitidos é enorme dentre cosméticos, maquiagens, filtros solares, ativos hidratantes, nutritivos, secativos, clareadores...falaremos de cada um destes grupos no decorrer do tempo. 

 

29 junho, 2019


Cada gestação é única e diferente em cada mulher. Em se tratando das lesões de pele então...cada gestação é diferente até na mesma mulher!!!!


As variações hormonais são uma verdadeira gangorra, com picos e quedas de hormônios em diferentes momentos da gravidez.


A pele sente diretamente estas variações, podendo desencadear lesões como a Acne, principalmente no primeiro trimestre da gestação.


Existem tratamentos tópicos seguros para serem utilizados no controle da acne (falarei deles depois!! 🤗), porém associar alguns hábitos alimentares é FUNDAMENTAL para o sucesso do tratamento.


A principal influência da alimentação se dá na produção do sebo, tanto em relação à sua quantidade quanto à qualidade.


Alguns alimentos induzem um rápido aumento da glicose no sangue, ou seja, um alto índice glicêmico, elevando o nível de insulina e de fatores de crescimento que, por sua vez, modificam a produção de gordura pela pele, levando a oleosidade às alturas.


Confira os principais alimentos que contribuem para aumento da acne:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Alimentos refinados, principalmente as farinhas: farinha de trigo, milho e mandioca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Doces com alto teor de açúcar, biscoitos, bolos, refrigerantes, suco industrializados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Algumas frutas com alto índice glicêmico como a uva e a manga.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Leite de vaca: Estudos apontam para os hormônios presentes no leite de vaca e moléculas bioativas que têm influência no aparecimento da acne.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Hábitos de vida saudáveis devem ser mantidos em dia!!!!

Depois eu volto aqui com dicas de alimentação equilibrada e grupo de nutrientes com ação anti-inflamatória. 

 

29 junho, 2019


Os tratamentos Ayurvédicos visam promover a harmonia e o equilíbrio em nossas vidas, utilizando apenas recursos naturais obtidos dos três reinos: mineral, vegetal e animal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Tratamentos naturais e seguros para cuidar do Bem Estar das pacientes Gestantes e, consequentemente, de seus bebês.❤️

 

29 junho, 2019



Hoje vou destacar os produtos que realmente devem ser EVITADOS durante a gestação. 
Produtos contra indicados pela literatura médica mais atual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Beta hidroxiácidos: especialmente o Ácido Salicílico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Retinol: Vitamina A, ácido retinóico, palmitato de retinol, retinaldeído, adapaleno, tretinoína e isotretinoína.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Formaldeído: Procure pelos nomes FORMOL, formaldeído, quaternium-15, dimetil-dimetil (DMDM), hidantoína, imidazolidinilureia, diazolidinilureia, hidroximetilglicinato de sódio e 2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol (bromopol).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Uréia em concentrações tópicas acima de 3%.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Hidroquinona: abster-se de hidroquinona, hidrochinona e quinol / 1-4 dihidroxibenzeno / 1-4 hidroxibenzeno.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Parabenos: Procure pelos nomes - propil, butil, isopropil, isobutil e metilparabenos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Chumbo.

Prometo fazer alguns posts explicando melhor sobre cada uma destas substâncias...onde as encontramos e como substituí-las por produtos seguros e liberados para o uso das futuras mamães!

 

29 junho, 2019



Não sei vocês, mas nas minhas gestações sempre me senti melhor e mais disposta durante os dias de inverno do que nos dias de verão! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


A Helena nasceu em fevereiro e foi um sufoco viver aquele calor todo na reta final da gravidez...já o Heitor nasceu em Agosto, então minhas últimas semanas foram em dias mais frios e foi tudo mais confortável!


Porém, um ponto negativo do inverno é que a pele sofre diretamente os impactos dos ventos mais frios, aliados à baixa umidade do ar.


Ressecamentos e coceiras se tornam comuns, especialmente com a pele esticando para acomodar o bebê.


Para evitar esses efeitos, oriento minhas pacientes a adotar uma rotina diária de hidratantes corporais associados a óleos de banho, especialmente na barriga, na região dos seios, nas coxas e no bumbum, áreas mais propensas ao ressecamento e ao indesejado estiramento da pele (alguém falou em ESTRIAS!?!?!)


Os lábios também exigem cuidado especial com protetores labiais e hidratantes para reduzir rachaduras.


Uma boa dica é investir no uso da água termal...fonte naturalmente rica em minerais e oligoelementos, que além de hidratar a pele, acalma, refresca, ameniza irritações e ainda ajuda a fixar a make! ☺️


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Use e abuse da hidratação segura sem riscos ao seu bebê! 

 

29 junho, 2019


Uma foto do verão de 2013 para lembrar do meu mocinho ainda bebê  e para mostrar para vocês o que acontece com todo mundo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀-  O EFLÚVIO TELÓGENO PÓS PARTO!! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Calma, vou explicar:


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀“Eflúvio telógeno” é só o termo médico de um fenômeno muito conhecido e temido por todas as recém-mamães: os cabelos IRÃO CAIR no pós parto! 
Repare na foto a “falha” que apareceu em mim quando o Heitor tinha 4 meses de idade!!! 
Mais uma vez o status hormonal é o responsável pelas mudanças que ocorrem também nos fios de cabelo durante a gravidez.
Durante estes nove meses vivemos uma fase em que o cabelo se torna mais forte, brilhoso e com hastes mais grossas, devido ao prolongamento da fase anágena (ai...quanto nome difícil hoje!!! ), que é a fase de crescimento dos fios!
Depois que o bebê nasce, cerca de três meses após o parto, os hormônios se regularizam e aquele cabelo todo que não caiu enquanto estamos grávidas, finalmente começa a cair. 
Aproximadamente 30% dos fios entram na fase telógena (fase de repouso) originando esta queda intensa de cabelos que dura de um a cinco meses!
Tratamentos de apoio com orientações a respeito de como cuidar da alimentação (olha ela aí novamente!!) e de como tratar os cabelos da maneira ideal devem ser iniciados o quanto antes!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Reposição de complementos vitamínicos específicos e tratamentos tópicos com xampus e loções capilares manipulados para cada caso ajudam e MUITO a diminuir o tempo da queda e a quantidade de fios perdidos! 



 

29 junho, 2019




Durante a gravidez a gente sente a necessidade de continuar nossos cuidados com os cabelos para manter não só a beleza dos fios, mas para cuidar da nossa auto estima também! 
Já são tantas mudanças físicas e emocionais inevitáveis nestes nove meses...deixa ao menos a gente escolher a cor do cabelo para passar por tudo isso??
Poucos são os estudos a respeito do uso de tinturas durante a gravidez, sendo que os existentes não detectaram alterações significativas no desenvolvimento fetal. Seguimos na expectativa de novos estudos!
De qualquer maneira, mantenho as recomendações para as minhas pacientes atualizadas a respeito deste tema, com regras claras a seguir.
A primeira orientação básica é evitar tintura/descoloração no primeiro trimestre da gestação, ou seja, apenas no segundo trimestre estarão liberadas para utilizar os produtos seguros recomendados para seu tipo de cabelo.
Depois vamos para a regra do NUNCA:
- NUNCA utilizar tinturas metálicas, ou seja, aquelas que possuem elementos metálicos em sua composição, em especial o CHUMBO e arsênio.
- NUNCA utilizar tinturas permanentes que contenham AMÔNIA em sua composição.
Tão importante quanto saber quais são os produtos seguros a serem utilizados, é conhecer sua melhor técnica de aplicação, lembrando sempre de evitar o contato direto com o couro cabeludo.
Mas, espere aí, onde estão os produtos que podemos usar??
A partir do segundo trimestre de gestação estão liberados:
✔️Uso de Henna NATURAL!! Evitar compostos de Henna (estes contém adição de compostos metálicos como o chumbo);
✔️Uso de Colorações 100% Vegetais orgânicas livres de amônia.
✔️Xampus tonalizantes (Tinturas semi permanentes) que não contenham amônia ou metais pesados em sua composição.
✔️Descoloração (Luzes) utilizando água oxigenada e sem adição de produtos como a amônia, priorizando a técnica que selecione poucos fios, protegendo o restante dos cabelos e o couro cabeludo SEMPRE! 
Lembrando que para ser uma gestante linda e saudável você deve sempre manter um acompanhamento médico regular! 
Este post tem o intuito informativo e não substitui uma consulta médica, ok?!

 

29 junho, 2019


Vocês conhecem esta linda planta com espinhos e casca dura, mas com interior contendo um gel translúcido rico em nutrientes?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - É a Babosa, mais conhecida como Aloe Vera!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Existem mais de 400 espécies difundidas em vários países, somente algumas dentre as espécies são consideradas com potencial curativo e terapêutico, conseqüentemente de amplo interesse pela indústria farmacêutica. Já foram identificados mais de 75 ativos, dentre eles aloe-emodina, flavonóides, saponinas, aminoácidos e muitas vitaminas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Antes de mais nada vale lembrar que o uso de produtos e receitas caseiras não devem ser incentivados!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Durante a gestação a mulher tende a escolher produtos de origem natural ao comparado com os sintéticos, isso faz com que este período necessite de maior atenção à utilização destas plantas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A idéia de que plantas medicinais são inócuas, que não apresentam potencial de toxicidade por serem naturais é freqüente, podendo levar a serias conseqüências toxicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Eu sou uma entusiasta no uso de plantas medicinais com embasamento em estudos científicos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A utilização de substâncias naturais biologicamente ativas nos mais variados tratamentos médicos é uma fonte alternativa e inesgotável para pesquisas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ São muitos os fatores que colaboram para o desenvolvimento de práticas de saúde com uso de plantas medicinais, principalmente econômicos e sociais, inclusive recebendo incentivo da própria Organização Mundial de Saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️O extrato glicólico de Aloe vera, por exemplo, possui ação cicatrizante e hidratante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Gosto muito de usar ativos naturais em formulações tópicas para minhas pacientes gestantes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Agende uma consulta e procure sempre orientação médica especializada antes de usar QUALQUER substância na gestação! 

 

29 junho, 2019


Vamos falar um pouco sobre rotina de cuidados com a pele?
Na gestação devemos manter uma rotina regular de beleza, sempre utilizando produtos seguros indicados para cada tipo de pele!
Qual a melhor sequência para utilizar os produtos prescritos para o rosto?


1- Lavagem 
2- Tônico 
3- Contorno dos olhos 

4- Creme hidratante, nutritivo ou antioxidante 

5- Filtro Solar
Hoje vou dar dicas valiosas para a primeira etapa de sua rotina de beleza:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ * Lavagem do rosto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔️ Não use água quente! A água quente retira os lipídios naturais da pele

✔️Lave a pele ao menos duas vezes ao dia

✔️Use esponja facial no máximo duas vezes por semana

✔️Escolha sabonetes líquidos, em gel ou mousse com ativos seguros e específicos para sua pele

✔️ Sabonetes em barra possuem pH muito ácido

✔️ Dê preferência a produtos manipulados customizados especificamente para sua pele.Podemos incluir microesferas de vitaminas e óleos essenciais perfeitos para a pele das gestantes.

Tenho certeza que usando estas dicas já na primeira etapa de sua rotina de beleza você terá resultados incríveis rapidamente!


Uma pele mais limpa, saudável e pronta para receber as demais etapas dos cuidados diários com o rosto na gestação!

 

29 junho, 2019


Hoje vou falar a respeito de uma etapa da rotina de beleza que MUITAS pacientes ignoram e pulam sem a menor dor na consciência!😣
Admito que eu era uma dessas antes de conhecer os benefícios deste super produto:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀      *Tônico Facial

A loção tonificadora tem como principal função reestabelecer o pH da pele, que pode ser facilmente alterado devido à poluição, maquiagem e uso de sabonetes inadequados.

Assim como os demais produtos para tratamento do rosto, as fórmulas dos tônicos são distintas para cada tipo de pele.

Dependendo da composição, os tônicos vão ter diferentes funções: hidratar, matificar e acalmar a pele, além de ter ação antioxidante e atuar como coadjuvante no tratamento da acne, entre outras.

Já sabem que adoro manipular produtos para as futuras mamães utilizando extratos vegetais e os óleos essenciais! 

Vejam alguns exemplos de extratos vegetais que uso nas minhas formulações de tônicos faciais:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Algas marinhas (Seaweed): ação antioxidante e hidratante
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Pepino: indicado para aliviar irritações na pele com boa ação refrescante e calmante;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Hamamélis: ótimo para regular a oleosidade
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Aloe Vera: ação cicatrizante e hidratante
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Camomila: ação calmante e refrescante

As possibilidades de combinações entre os ativos são inúmeras e a indicação da melhor formulação sempre deve ser realizada após uma minuciosa avaliação de cada pele!

Portanto não existe uma fórmula única ou ideal para todos! O ideal mesmo é pedir ajuda a sua dermatologista!

Não menospreze seu tônico facial!

#Use e abuse das loções tonificantes também durante a gestação! 


 

29 junho, 2019



E hoje vamos para a terceira etapa da nossa rotina sagrada de cuidados com a pele do rosto!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ *Creme para área dos olhos!
Por aqui sempre precisei muito desta ferramenta de beleza!!!

Antes mesmo de engravidar eu já fazia uso de cremes para a região dos olhos...durante as gestações eu mantive esse cuidado e no pós parto...ah, o pós parto...aí as olheiras ascenderam de vez, né? 

Já reparou como essa delicada área tende a desenvolver a maioria dos sinais precoces da idade, como rugas, flacidez, linhas finas? 

A pele ao redor dos olhos é mais fina do que o restante do rosto e não temos muitas glândulas sebáceas por lá. Portanto, para evitar o aparecimento de rugas antes do tempo, é essencial fornecer nutrientes para que a pele permaneça hidratada!

Felizmente temos como melhorar o aspecto da pele ao redor dos olhos e proporcionar um aspecto descansado e radiante com cremes formulados especificamente para esta região!

Lembrando que a área é próxima à mucosa ocular e é bastante sensível, por isso, deve-se evitar ativos irritantes, utilizando apenas componentes avaliados previamente como seguros para uso na região.

É importante que a fórmula tópica contenha:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Antioxidantes, como a vitamina C ❤️, que neutralizam a produção de radicais livres;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Ácido hialurônico, que aumenta e preserva a quantidade da substância na pele;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Ceramidas, para que a barreira da pele se mantenha fortalecida;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Cafeína em baixa concentração para estimular a drenagem dos tecidos.

Minhas prescrições preferidas são as formulações do tipo sérum roll-on hidratante para a área dos olhos, já que esta aplicação refresca a pele e ajuda a eliminar as bolsas e o cansaço.

Vamos manter os cuidados com as áreas dos olhos mesmo durante a gravidez, amenizando ruguinhas, iluminando o olhar e diminuindo as inevitáveis olheiras das noites mal dormidas do pós-parto! 

 

29 junho, 2019


Sabemos que a rotina de beleza se altera durante a gravidez! Alguns cremes para o rosto saem da jogada e outros entram para levar benefícios às futuras mamães que costumam ver a pele da face alterada em cor e textura por causa do aumento dos hormônios.

Vamos falar hoje a respeito da quarta etapa da nossa rotina de cuidados com a pele do rosto! ❤️


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀*Cremes hidratantes

As dúvidas surgem mesmo na hora de escolher o melhor creme para cada fase gestacional.

Os hormônios sofrem variações quantitativas e qualitativas durante os nove meses e é esperado que as características da nossa pele mudem também, acompanhando estas alterações.

Vamos experimentar diferentes momentos até o final da 40a semana...épocas de pele mais oleosa, pele mais sensível, pele mais ressecada, aparecimento de manchas...Nada fácil! 


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Direciono as prescrições das minhas pacientes para atender as necessidades de cada um destes períodos! Assim passamos mês a mês com aquele “glow” natural de pele hidratada na medida certa!!!

Expliquei em um post anterior que devemos evitar substâncias como o ácido retinóico, a hidroquinona, o ácido salicílico....procura lá que você acha uma listinha de inimigos da pele na gestação!

Apesar das restrições, existem diversas formas de cuidar da beleza do nosso rosto durante os nove meses sem comprometer a saúde do bebê.

A dica principal é apostar em ativos mais suaves que não agridam a pele, como o ácido hialurônico, extratos e óleos vegetais específicos, agentes antioxidantes e as indispensáveis (e amadas) Vitaminas C e E. 

Podemos criteriosamente inserir ainda, de acordo com as necessidades individuais, o uso de ácidos tópicos seguros como ácido azeláico, o ácido kójico ou o ácido glicólico em concentrações e pH adequados.

Ah, e de nada adianta hidratar só de fora para dentro...não esqueça que a água é um hidratante natural e essencial.

Beba muita água na gravidez e no pós parto!!!! Os benefícios serão aparentes!